Os grupos que movimentam o WhatsApp

Por: Isabele Karine

A rede social vai muito além dos mundos de Twitter, Facebook, Instagram, etc. O WhatsApp que se tornou febre entre os aparelhos Android, se modifica a cada dia, mas além do famoso PV (privado), onde se pode conversar com uma única pessoa, os grupos lotam as páginas de conversação dos celulares. São grupos de amigos, só de mulheres, escola, faculdade, mães de primeira viagem e agora os grupos das rádios. Cuidado e atenção são algo que uma emissora precisa ter, para que nada saia do controle nesses grupos, que são uma comunicação direta com os ouvintes, aproximando o emissor do seu receptor, onde seu interesse vai muito além de só saber que estão ouvindo a programação, mas de interagir com todos, criando novas amizades.

Em uma entrevista com o radialista Fernando Barros, da 98 FM , criador e organizador do  “Noventa e oitensses”, ele conta sobre a experiência de ser administrador de um grupo tão movimentado…

– Como você radialista e comunicador, define a importância do WhatsApp no seu meio de trabalho ou no seu campo de atuação?

– WhatsApp é uma ferramenta muito importante hoje, principalmente para quem trabalha com pessoas. Existe o programa na rádio (98 FM) voltada ao WhatsApp, que aproxima o ouvinte da rádio. É um canal direto com o ouvinte. Antes do uso dessas plataformas não só no WhatsApp, mas outras redes sociais, o ouvinte tinha que passar pela secretária, ligava no telefone da rádio e hoje não. Já se pode ter um contato direto através do WhatsApp e falar diretamente com o locutor que está no ar.

– Quais as vantagens que você encontra por utilizar os grupos de WhatsApp para o trabalho?

– A 98 FM tem um grupo que no ar não é muito útil, porque no grupo de WhatsApp sabemos que o pessoal gosta de interagir demais entre si e pouco com a programação da rádio. Mas no trabalho como representante comercial tem alguns grupos que são necessários, para quando tem algum evento, é preciso reunir as promotoras, se vai ter alguma festa, é legal para estar se comunicando nos grupos. Algum evento da rádio também, monta-se um grupo de clientes que atende, para ir alterando os textos e ficar mais rápido, e não ter que fazer uma mala direta e também uma lista de transmissão.

– Quais as desvantagens do uso de grupos na comunicação?

– Existem algumas regras no grupo da rádio. Se o ouvinte não interage por dois dias ele é removido, se proíbe mandar pornografia, fotos de pessoas mortas, coisas que são muito comuns em grupos, entre outras. Mas o grupo da rádio é para o pessoal conversar melhor, fazer novas amizades e interagir com a rádio, onde se atende o ouvinte pelo privado (PV), que tem uma atenção maior.

– Com os novos meios de comunicação aproximando emissor e receptor, como você imagina o futuro da comunicação social?

– O aspecto físico de contato pessoal está se perdendo, podemos ver nos grupos que as pessoas querem marcar: churrasco, festas…  Criamos um mundo virtual e enxergamos um avanço para aqueles que cresceram na geração do computador, ao contrário daqueles que não tinham muito contato com o celular e a comunicação por SMS. Hoje já é mais fácil, existem várias redes sociais, que são interessantes para conhecer novas pessoas, mas ainda assim, cria-se uma “resistência” por não saber se a pessoa que conheceu na internet é de confiança. Com isso, o ouvinte de rádio encontra um meio aberto de interação nos grupos, que são acessíveis.

– Na sua vida pessoal, como você concilia os grupos para não “invadir” sua privacidade?        

– Para os grupos não invadirem a privacidade é algo difícil. Pelo motivo de querer sempre estar interagindo com o ouvinte, existem pessoas que não respeitam a privacidade. Muitas vezes as pessoas não conseguem separar o público do particular, ao verem o número pessoal no grupo acabam confundindo e querendo chamar, onde solicito que só converso no grupo da rádio para separar da privacidade com o público.

Screenshot_2015-12-02-08-31-37-1

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s